domingo

ARMAS NUCLEARES PORQUE?

52 TRILHÕES DE DOLARES EM ARMAS NUCLEARES PORQUE?





52 TRILHÕES DE DOLARES EM ARMAS NUCLEARES PORQUE?
Os Estados Unidos gastaram mais de 52 trilhões de dólares em armas nucleares e programas associados, mas só 10 por cento se destinou à prevenção de ataques nucleares e a redução da proliferação de armas e tecnologia nuclear. Apesar não haver cifras oficiais sobre a despesa da federação Russa, ela tem aproximadamente 48% das armas nucleares do mundo. EUA somados à França e o Reino Unido gastaram 65 trilhões de dólares.cinqüenta bilhões de dólares anuais para a proteção do meio ambiente … faria variar totalmente nossas expectativas de qualidade de vida. Assim, com dois bilhões de dólares, em lugar de adquirir um submarino nuclear mais, se poderia reflorestar a Terra. Com cinco bilhões de dólares, em lugar de fabricar mais bombas nucleares, se poderia fornecer água potável pura a boa parte do mundo. … Com cinco bilhões de dólares, em lugar de fabricar outros seis bombardeiros nucleares Stealth, seria possível reduzir a contaminação atmosférica.”
Nos EUA se poderia terminar com a pobreza com o que o Pentágono gasta em 2 meses, no Reino Unido se poderia eliminar a pobreza infantil com 1/6 da despesa planejado para a renovação do sistema nuclear [Tridente]. Todo o gasto militar nuclear mundial se aproxima ao planejado pela ONU para seu Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, que inclui entre outros redução da pobreza e o fome, fatores determinantes de violência e conflito.
No momento da crise econômica mais importante dos últimos 80 anos se reduzem os aportes das potências nucleares aos planos internacionais de desenvolvimento e redução da pobreza, mas crescem os lucros das companhias que fabricam componentes de armas nucleares.
Hoje há aproximadamente 23 mil armas nucleares no mundo (principalmente nos EUA e a Rússia); muitas delas estão instaladas em mísseis que podem ser lançados em poucos minutos. Algumas armas táticas foram colocadas no território de outros países, tais como os B-61 América do Norte desdobrados em cinco países da OTAN: na Bélgica (20 bombas na base aérea de Kleine Brogel), na Alemanha (20 bombas na base aérea de Büchel), na Itália (50 bombas na base aérea de Aviano), nos Países Baixos (20 bombas na base aérea de Volkel), e na Turquia (90 bombas na base aérea de Incirlik).
Hoje existem não só mísseis intercontinentais capazes de levar sua destruição a qualquer parte da terra, mas também se usam armas eufemisticamente denominadas de Urânio “empobrecido” que levam a contaminação radioativa ao campo de batalha “convencional”.
A isto se somam a bomba de nêutrons de altíssima capacidade de aniquilação para seres vivos mas pouco dano a edifícios, a ameaça de bombas nucleares de tamanho reduzido, que cabem numa mala ou mochila, a “bomba suja” (que simplesmente expande radioatividade em uma ampla zona urbana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário