quinta-feira

Plantas Carnivoras


Logo que ouvimos a expressão "planta carnívora" nos passa pela cabeça aquela florzinha monstruosa que quer comer tudo que pode. Pois saiba que essa ideia está totalmente errada. Conheça as plantas carnívoras e descubra que elas são bem mais interessantes do que imaginamos.


As plantas carnívoras são plantas capazes de capturar animais e, através de enzimas digestivas, retirarem do pobre coitado compostos nitrogenados para seu aproveitamento (egoísta, não acha?).


Está certo que os hábitos alimentares delas são um pouco esquisitos, mas não as julgue assim, tudo isso tem um motivo. As plantas carnívoras habitam solos encharcados e pobres, com pouca disponibilidade de nitratos o que as fazem ter que procurar mais nitrogênio para continuarem a viver e sabe onde elas encontram isso? Sim, nos animais.

Elas se nutrem do nitrogênio contido nas proteínas dos animais. Isso explica muita coisa, não é? Apenas esperam o bichinho bobo chegar lá e os devoram. Nada demais, exceto para o animalzinho que virou jantar.


Foto: Drosera montana, planta carnívora comum nos cerrados brasileiros.

As plantas carnívoras são nativas da faixa tropical, ocorrendo no Sudeste Asiático, América e Austrália, umas poucas no sul da Europa e África, muito embora existam gêneros ou famílias inteiras adaptados ao clima temperado.

Foto: Espécime de Nepenthes sibuyanensis.

Existem quatro famílias principais de plantas carnívoras: Sarraceniaceae, Nepenthaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae. Elas são extremamente distintas entre si com respeito às estruturas reprodutivas, o que indica que elas podem ter evoluído paralelamente. Entretanto, algumas estratégias de captura são semelhantes.

Foto: Exemplar da família Sarraceniaceae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário